Carlos Walter Porto-Gonçalves


Matheus de Castro Menezes

       Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) (CNPq, 2014), Carlos Walter Porto-Gonçalves é tido como um dos grandes nomes da ciência geográfica brasileira, podendo ser considerado como um dos principais expoentes do pensamento geográfico brasileiro ao resto do mundo. Foi presidente, de 1998 a 2000, da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), trabalha como Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e é coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil).
       As contribuições do professor Porto-Gonçalves à Geografia são vastas, sobretudo no que diz respeito a Geografia Social. São diversos trabalhos publicados, sobre diversos temas, podendo aqui deixar em destaque, segundo o próprio Porto-Gonçalves em seu curriculum lattes, temas como território-territorialidade-territorialização, conflito social, movimentos sociais, justiça ambiental e geograficidade (CNPq, 2014).
       É notória sua preocupação com o lado cultural e social em sua visão geográfica. Inclina sua atenção àqueles que são injustiçados pelo sistema, focando suas pesquisas em conflitos agrários, movimentos sociais, causas indígenas e quilombolas, exercendo sempre uma postura de crítica ao neoliberalismo e ao neoliberalismo ecológico, ao sistema-mundo moderno-colonial e ao agronegócio (PORTO-GONÇALVES, 2000, 2004, 2005, 2006 e 2009.). No trecho seguinte, retirado de seu artigo “GEOGRAFIA DA RIQUEZA, FOME E MEIO AMBIENTE: Pequena contribuição crítica ao modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais”, publicado na revista Interthesis (PPGICH UFSC) podemos notar alguns desses seus posicionamentos

No Brasil, durante o mês de junho ocorrem festas religiosas geralmente associadas à colheita, sobretudo, de milho. A expansão do agronegócio pela região Centro-oeste do país, ocupando suas chapadas, tem feito dessa região a maior produtora de milho do Brasil. Entretanto, enquanto milhares de sertanejos no Nordeste brasileiro e em Minas Gerais festejam
efusivamente São João e São Pedro, seja em Caruaru, Campina Grande, Sobral, Crato, Feira de Santana, Jequié, Montes Claros entre tantos arraiás onde se comem cangicas, bolos de milho, curaus, quindins, pamonhas, milhos cozidos que se misturam na alegria de tantas barraquinhas, de tantos empregos, namoros, danças e distribuição de renda implicados nessas festas. Ao que se sabe, nenhuma festa está associada às colheitas feitas com grandes máquinas e com tão poucos empregos(...) (PORTO-GONÇALVES, 2004, p 46.)


       Carlos Walter Porto-Gonçalves também já recebeu algumas importantes honrarias. Em 2004 o professor ganhou o Prêmio Chico Mendes em Ciência e Tecnologia do Ministério do Meio Ambiente (CARBONO BRASIL, 2004) e em 2008, em Cuba, o Prêmio Casa de las Américas por seu livro ''A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização”

Referências:
            CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Currículo Lattes Carlos Walter Porto-Gonçalves, 2014. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/299979410051490>. Acesso em: 09/11/2014.
INSTITUTO CARBONO BRASIL. Ministra entrega Prêmio Chico Mendes 2004. MMA: 2004.Disponível em:<http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias5/

noticia=113398>. Acessado em: 10/11/2014

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter . Entre América e Abya Yala: tensões de territorialidades. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 20, p. 25-30, 2009.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter . A Nova Questão Agrária e a reinvenção do campesinato: o caso do MST. Observatorio Social de América Latina, Buenos Aires, v. 16, p. 23-34, 2005.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter . Geografia da riqueza, fome e meio ambiente: pequena contribuição crítica ao atual modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais. INTERthesis (Florianópolis), v. 1, n.1, 2004
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter . Geografia da violência no campo brasileiro: o que dizem os dados de 2003. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 75, p. 139-169, 2006.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter . R-existência dos índios. Dossiê meio ambiente. Revista Nação Brasil, 2000.

Um comentário: